Image Alt

Uma colher de chá

Uma colher de chá

A expressão coloquial tem o significado de ajudar a resolver ou de descomplicar uma situação.

Significa facilitar uma situação complicada e também pode se referir ao uso do “jeitinho” para resolver um problema. Da mesma forma, pode ser usada no sentido de pedir uma ajuda, ou seja, pede-se ‘uma colher de chá’, em inglês, cut him some slack.

Origem da expressão

Conta-se que a expressão se originou antigamente devido ao hábito de dar aos enfermos uma colher de chá, que por ser uma bebida estimulante e com inúmeros benefícios, era bastante apropriada a quem se encontrava em recuperação. 

A expressão, então, passou a ser usada para as situações cotidianas, definindo uma ajuda dada para quem precisa.

Outro uso para o termo é velho conhecido de quem transita na cozinha a elaborar receitas culinárias diversas. A colher de chá é uma medida de cerca de 2g, que fica entre a colher de café e a colher de sopa. E por esse motivo, é o padrão utilizado para medir a quantidade de chá in natura para fazer a infusão corretamente.

Ocorre, porém, que há uma diferença entre formatos e tamanhos das folhas e se o chá é puro ou misturado com frutas, especiarias, flores e outras ervas. A colher de chá como medida passa a não representar a quantidade ideal para uma bebida bem preparada.

A dica da Espírito do Chá é a de que você tenha uma colher dedicada exclusivamente para retirar seus chás dos invólucros no momento de infusioná-los.

Com esse hábito, você passa a conhecer os seus chás e a sua colher medidora com maior intimidade. Saberá que para aquele chá verde preferido e seu bule de vidro de todo dia, a medida que te agrada mais é 3/4 da sua colher, nada mais e nada menos. Que para aquele blend cheio de frutas vermelhas que você adora, tem que ser aquela colher cheia para fazer a bebida do jeito que todos elogiam. E, por aí vai!

Sua colher é a sua grande parceira e estará lá sempre para descomplicar o seu chá. Pode confiar!

Compartilhe
Abrir conversa
Fale com a Sommelier!