Image Alt

Fala-se tanto em terroir, o que significa afinal?

s

Fala-se tanto em terroir, o que significa afinal?

No chá, assim como o vinho e outras bebidas de categoria premium, um conjunto de fatores sócio-ambientais reflete diretamente nas características da planta que será colhida e, por conseguinte, no resultado obtido após o processamento. Duas plantações vizinhas podem gerar plantas com atributos totalmente diferentes. Esse conjunto de fatores compreende:

 

  1. Clima – a Camellia sinensis se adapta melhor às regiões de clima subtropical úmido (com chuvas). Alterações no regime de chuvas e ventos, na umidade do ar e luminosidade impactam profundamente no desenvolvimento da planta.

 

  1. Cultura local – fator humano e tradições locais de cultivo, manufatura e tipos de colheitas interferem desde o processamento até a comercialização dos chás. Por exemplo, uma região que é antiga produtora de chás é mais valorizada no mercado do que uma outra onde a cultura está sendo implementada.

 

  1. Solo – análise de pH, composição e microorganismos existentes fazem parte do conhecimento que um mestre de chás possui para determinar o processamento que a planta receberá.

 

  1. Terreno – inclinação, elevação, proximidade da costa, culturas vizinhas e fauna local indicarão os influenciadores ambientais que devem ser considerados no processamento.

 

Quando estamos com a nossa tigela de chá entre as mãos, não imaginamos a complexidade e a quantidade de pessoas, ciência e fatores comprometidos em todos os processos para que possamos saboreá-lo com tranquilidade e prazer!

Compartilhe
Abrir conversa
Fale com a Sommelier!