Image Alt

Modos de Preparo

Costuma-se falar que preparar um chá é a coisa mais fácil do mundo. Penso que não é verdade. Esquentar a água e derramá-la por cima de um sachê parece ser rápido e sem dificuldade, porém para fazer uma bebida com qualidade e retirar dos ingredientes o melhor dos seus aromas, sabores e benefícios, é necessário algum conhecimento.

 

Cada tipo de chá possui uma forma de preparo que já foi testada por especialistas e considerada a mais indicada. Por isso, sempre leia as instruções de preparo do fabricante do chá que você adquiriu.

 

Os chás que mais requerem um cuidado especial são os puros, em que podemos extrair de três a onze infusões, dependendo do seu tipo e qualidade. Cada infusão é diferente da anterior, podendo ser feita a quente ou a frio, nos fazendo sentir como alquimistas e chefs ao mesmo tempo. É uma grande diversão!

 

Na hora de preparar o nosso chá, devemos observar seis fatores:

 

  • Tipo de chá (blends ou puros; branco, verde, amarelo, oolong, preto ou escuro)
  • Temperatura da água (de 40°C a 95°C)
  • Tempo de infusão (de 1 a 5 minutos)
  • Quantidade de bebida pronta desejada (o padrão na maioria dos fabricantes é 1 xícara de chá ou 200ml)
  • Quantidade de folhas secas (o padrão é 2g para uma xícara de chá ou 200ml de água filtrada)
  • Tipo de infusão (a quente ou a frio)

 

Um mesmo chá pode ser preparado de várias formas, ou seja, alterando um ou mais fatores, você terá resultados completamente diferentes. No entanto, para nos facilitar a vida, existem algumas regras básicas que valem para 2g de chás puros e 200ml de água filtrada:

 

Chá Temperatura Permanência
Chá Branco 80°C 2 a 3 minutos
Chá Amarelo 70° a 80°C 2 a 3 minutos
Chá Verde 40° a 60°C 1 a 2 mminutos para os mais delicados
80° a 90°C 2 a 3 minutos para os mais fortes
Oolong 95°C 1 a 2 minutos para os mais claros
95°C 2 a 3 minutos para os mais escuros
Chá Preto 95°C 2 a 3 minutos
Chá Escuro 95°C 1 a 2 minutos para os crus
95°C 3 minutos para os maduros

 

Para os blends, proceda de acordo com o chá que serviu de base para a mistura, ele guiará o modo de preparo, além das instruções do fabricante. Curta, experimente e ouse! O seu chá perfeito vai sendo descoberto aos poucos, assim como as suas preferências!

 

 

Chá gelado ou Iced Tea

 

É a forma de consumo preferida no verão e para acompanhar as refeições. Muito usada em coquetéis festivos e coloridos, alcóolicos ou não.

 

O preparo é simples, como uma infusão a quente normal, só que mais concentrada. Para 1 litro de bebida pronta, por exemplo, coloque 9g ou 3 colheres de sopa rasas de chá ou blend em 500ml de água filtrada quente. Após o tempo necessário da infusão, acrescente água gelada e gelo a gosto. Seu chá geladinho e saboroso estará pronto!

 

 

Infusão a frio

 

É o tipo de infusão em que misturamos o chá puro ou o blend em água filtrada na temperatura ambiente, em uma garrafa com vedação. Colocamos na geladeira por no mínimo 4 horas, podendo esse tempo se estender até 24 horas. Coe e sirva geladinho!

 

A bebida feita em infusão a frio fica mais suave, menos aromática que na infusão a quente, porém com sabores diferentes a serem descobertos. Para quem, por exemplo, acha o chá puro amargo, experimente prepará-lo dessa forma. Vc descobrirá um verdadeiro néctar!

 

 

Fonte: Escola de Chá Embahú

Compartilhe:               .

Abrir conversa
Fale com a Sommelier!