Image Alt

A vista do Alto tem sabor defumado

A vista do Alto tem sabor defumado

 

A presença dos chineses no Rio de Janeiro começou a crescer em 1814, quando Dom João VI trouxe cerca de 300 imigrantes para trabalharem no cultivo do chá no Horto Real, atual Jardim Botânico da cidade. Porém, um grupo de chineses já havia aportado no Rio para trabalhar em plantações de arroz. Uma colônia, então, acabou se formando entre o Jardim Botânico e o Alto da Boa Vista, o que fez com que a construção da estrada do Alto da Boavista contasse basicamente com a mão de obra chinesa. Em 1903, em plena reforma urbanística, o prefeito Pereira Passos ordenou a construção de um pavilhão em homenagem aos nossos amigos orientais. É. sem dúvida, um dos cartões postais mais bonitos do mundo!

 

 

A homenagem da Espírito do Chá a esse local tão venerado pelos cariocas e ao primeiro esforço de implantar a cultura do chá no Brasil é o Vista Chinesa, a versão do clássico ‘China Lapsang Souchong’, o chá preto de sabor e aroma únicos de madeira defumada. O preferido de Catarina de Bragança e de Sir Winston Churchill, tem a sua origem ainda discutida pelos historiadores. Conta-se que a cidade de Tong Mu, na província de Fujian no sudeste da China, é muito fria e úmida com uma névoa constante que cobre a região durante todo o ano. Por esse motivo e para acelerar o murchamento e a secagem dos chás, usava-se uma fogueira no interior do prédio para controlar a umidade. A fogueira sempre acesa teria passado o aroma defumado para o chá em todos os seus processos. Antes visto como um erro, o chá caiu nas graças dos ocidentais que apreciam paladares mais robustos!

 

 

De infusão delicada e picante, a bebida é perfeita para acompanhar sanduíches, frios, ovos, peixes e carnes defumadas, compor receitas culinárias como risotos, molhos, bolos, tortas entre tantos outros pratos.

 

Se quiser impressionar, prepare um prato impregnado das deliciosas notas defumadas do Vista Chinesa. Caso você já tenha uma receita de risoto favorita, pode modificá-la trocando o caldo pelo chá. O chá substitui perfeitamente o sabor do bacon em algumas receitas, tornando o prato menos calórico e saudável.

 

Risoto do Alto

 

INGREDIENTES:

  • 1 xícara de arroz integral
  • 3 xícaras de Vista Chinesa (3 colheres de sopa rasas do chá in natura)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cebola média, finamente picada
  • ½ xícara de vinho branco seco
  • ½ xícara de queijo parmesão ralado
  • Sal a gosto

 

INSTRUÇÕES:

  1. Prepare o chá deixando-o infusionar em 3 xícaras de água filtrada por 4 minutos. Retire as folhas e reserve.
  2. Derreta a manteiga em uma panela média e em fogo médio. Adicione o alho e a cebola picados, mexendo sempre até a cebola ficar macia (cerca de 4 minutos).
  3. Adicione o arroz e mexa até que esteja todo coberto pelo refogado. Continue mexendo até sentir um aroma de nozes (cerca de 3 minutos).
  4. Adicione o vinho e continue mexendo até que todo o líquido seja absorvido.
  5. Reduza totalmente o fogo e adicione meia xícara do chá Vista Chinesa, misturando bem. Aguarde começar a ferver. Assim que o líquido for absorvido, adicione outra meia xícara de chá. Continue fazendo isso, mexendo sempre, até que todo o chá esteja incorporado. Isso pode levar até 50 minutos, então aproveite e prepare uma xícara extra de chá para você saborear enquanto cozinha!
  6. Quando perceber que a mistura ficou cremosa e o arroz, al dente, retire do fogo e junte o queijo parmesão ralado.
  7. Sirva puro enfeitado com salsa, pimenta-do-reino
  8. Este prato pode ser servido como acompanhamento de carnes ou puro. Nesse caso, você pode acrescentar nozes, berinjelas ou cogumelos assados.

Bom apetite!

Compartilhe
Abrir conversa
Fale com a Sommelier!