Image Alt

5 dicas para preparar um chá inesquecível

5 dicas para preparar um chá inesquecível

Preparar um chá é simples: água e planta. É verdade! No entanto são muitas as variáveis que podem agir sobre o resultado final da bebida.

Um chá gostoso é aquele que enche a boca e desce fácil na garganta. É aquele que tira um suspiro de prazer e nos faz sorrir à meia boca após o primeiro e segundo goles e quando percebemos, já bebemos tudo.

Voltamos a infusionar ansiosos para saber o que ele nos proporcionará ainda mais de sabores e aromas e, assim, ficamos por alguns minutos entretidos nesse momento único, em que os japoneses conceituam de ichigo-ichie, a valorização do que está acontecendo agora, pois não se repetirá mais. Beberemos inúmeros chás na vida, no entanto nenhum será igual.

A primeira dica para preparar um bom chá é atenção plena. Foque no que está fazendo. Escolha seu chá, leia o rótulo, entre em sintonia com a mensagem do fabricante, escolha seus utensílios e coloque a água para esquentar na sua chaleira. Aguarde o tempo necessário preparando o seu canto, bandeja ou mesa. Pegue o bule, a xícara, caneca ou copo que lhe agrada naquele instante.  Essas ações não demorarão mais que 3 minutos, entretanto serão pistas preciosas de como estão o seu humor e a sua mente.

A segunda dica é atenção plena. Abra o pacote do seu chá desidratado, olhe bem para ele, cheire e prove se quiser. Balance para cá e para lá, revolva-o e sinta os aromas se despreenderem.  Coloque-o em um recipiente infusor. Pode ser um bule, um infusor moderno de metal, vidro ou cerâmica e até mesmo um jarra que possa ser tampada. Leia as instruções do pacote quanto às quantidades de planta e água, temperatura e tempo. Geralmente, o fabricante já testou o produto muitas vezes para que você tenha a melhor experiência.

A terceira dica é atenção plena. O chá puro e os blends possuem óleos essenciais, nutrientes e substâncias que provocam as papilas gustativas. É possível encontrar todos os sabores em uma única bebida e é isso que torna o chá muito apreciado entre os gastrônomos. À medida em que você vai derramando a água sobre o chá, estará entrando em contato com essa riqueza que a natureza levou anos para elaborar e com as centenas e, talvez,  milhares de pessoas que trabalharam para que chegasse em suas mãos, no escritório, sala ou cozinha de sua casa. Já pensou nisso?

A quarta dica é… atenção plena. Quando chegar a hora certa, separe totalmente o vegetal do líquido. A alquimia já aconteceu naqueles segundos ou minutos atrás. Agora é hora de provar. Coloque a bebida no copo, xícara ou caneca escolhidos. Observe a sua cor, aroma e particularidades. Deixe chegar à uma temperatura agradável ao toque de sua boca. O melhor teste é com as mãos. São elas que sentirão o momento certo de degustar. Se o utensílio estiver muito quente para as mãos, definitivamente estará inapropriado para a sua mucosa bucal. Aguarde e explore o ambiente, fechando os olhos e sentindo por um instante a pulsão de vida em tudo ao seu redor.

Finalmente, chegamos à quinta dica: atenção plena. E chega a hora tão aguardada, de degustar, apreciar, saborear… deleitar-se! Todos os seus sentidos foram estimulados até aqui para que você se delicie e se entregue ao prazer e encantamento do momento presente, à preciosidade contida em cada segundo de vida que não voltará a acontecer jamais!

Permita-se ao chá!

Compartilhe
Abrir conversa
Fale com a Sommelier!