Image Alt

22 de março, Dia Mundial da Água – Nosso Manifesto

22 de março, Dia Mundial da Água – Nosso Manifesto

A água tem a capacidade de correr para baixo, de superar obstáculos e de se adaptar a qualquer forma que a contenha. E para seguir nesse caminho, é necessário ser flexível e constante, humilde e persistente, receptivo e presente.
Comentário de Solala Towler ao Caminho do Curso D’Água do Tao Te king de Lao Tzu
  1. O chá é composto de 99% de água. O corpo humano é composto de 55% de água. A Terra é composta de 70% de água.
  2. A água não é apenas um componente bioquímico essencial para a manutenção da vida, é o elemento primordial para o chá e para todos os alimentos existentes no planeta.
  3. A água interage com todos os aspectos representativos da civilização humana, desde o desenvolvimento econômico, agrícola e industrial aos valores culturais, medicinais, psicológicos, místicos e religiosos.
  4. Em 2010, a Organizações das Nações Unidas (ONU) reconheceu o direito à água limpa e segura como um direito humano essencial para se gozar plenamente da vida e de todos os demais direitos como à liberdade e à segurança, por exemplo.
  5. O Direito Humano à Água visa garantir a todos o acesso suficiente, seguro e acessível a valores sustentáveis para o uso doméstico e a sua instituição expôs a relação entre a falta de acesso à água e a pobreza.
  6. Onde o acesso à água é limitado ou inexistente, há mais vulnerabilidade a riscos, doenças e conflitos entre comunidades. Nessas situações, mulheres e crianças, geralmente, são as responsáveis por buscar fontes de água para a família e, como os locais de coleta são distantes de suas comunidades, isso as impede de se dedicarem a outras tarefas como o trabalho e a educação. Além disso, não é raro o contato humano e animal com fontes contaminadas por bactérias e despejos industriais que causam inúmeras doenças.
  7. Em 1992, na Conferência Internacional da Água e do Meio Ambiente em Dublin, um dos quatro princípios estabelecidos na declaração sobre água e desenvolvimento sustentável é o de que as mulheres desempenham papel central no fornecimento, gestão e proteção da água. Esse é um importante tema para ser abordado no mês de março, em que também é celebrado o Dia Internacional da Mulher.
  8. Nas cidades, onde há melhoria da infraestrutura de abastecimento e saneamento básico, as mulheres são liberadas da coleta de água para prover as necessidades da família, podendo usar o seu tempo e energia para se educarem, crescerem como profissionais e exercerem atividades geradoras de renda. Contudo, as decisões para o gerenciamento público de recursos hídricos tendem a ficar, em sua maioria, restritas aos homens, provocando uma questão de gênero em que a situação das mulheres remete ao conceito de grupos vulneráveis, considerados sem força para se fazerem ouvir ou se fazerem reconhecer nos processos decisórios ambientais relacionados à conservação da água dentro de uma comunidade. A ligação Mulher e Água vem sendo trabalhada por diversos fóruns nacionais e internacionais como prerrogativa para o desenvolvimento sustentável global e a gestão de recursos hídricos.
  9. O Brasil é o país no mundo que possui o maior volume de água doce disponível, porém o recurso está distribuído de maneira desigual pelo território nacional. Há mais água na região Norte (70%) e Centro-Oeste do país do que nas regiões Sudeste e Nordeste, que concentram a maioria da população. A relação entre disponibilidade e distribuição é o ponto mais sensível da questão. O avanço da degradação do meio-ambiente com o desmatamento, a poluição dos solos e nascentes, em grande parte pela agropecuária e pela indústria, fazem com que a oferta de água doce e limpa diminuam drasticamente a cada ano. As crises de abastecimento e o racionamento de água, cada vez mais comuns, são provas disso.

A Espírito do Chá considera fundamental a conservação das águas através da preservação das nascentes e do consumo consciente. Entendemos que saúde não é apenas a ausência de doença e, sim, ter vitalidade e a perfeita integração dos meios físico, mental, emocional e espiritual do ser humano. Acreditamos no chá como o caminho agradável, simples e acessível para alcançar essa vida em equilíbrio e harmonia.

Dessa forma, defender a manutenção da integridade de nossas águas é defender o acesso ao alimento puro, saudável e nutritivo. É defender a vida!

Compartilhe
Abrir conversa
Fale com a Sommelier!